top of page
algaeanalysis

Monitoramento de cianobactérias

Vocês sabiam que a Algae Analysis possui o serviço de monitoramento de cianobactérias?


Nosso serviço é destinado a:

  • Monitoramento de acompanhamento em água de poço, água bruta, água superficial, água tratada, efluente bruto, efluente tratado, água salobra, água salina, entre outros;

  • Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005;

  • Portaria GM/MS 888/2021;

  • Portaria de Consolidação nº 5.

Além do nosso serviço de monitoramento de cianobactérias, também temos o curso específico para a identificação e contagem de cianobactérias.


Todos os nossos serviços prestados, estão disponíveis em nosso site. Por lá, vocês também podem solicitar um orçamento.



Porque devemos fazer o monitoramento de cianobactérias?


As cianobactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e fotossintetizantes. A capacidade de crescimento nos mais diferentes meios é uma das características marcantes das cianobactérias. Entretanto, ambientes de água doce são os mais favoráveis para o desenvolvimento desses micro-organismos, visto que a maioria das espécies apresenta um melhor crescimento em águas neutro alcalinas (pH 6-9), com temperatura entre 15 ºC a 30 °C e alta concentração de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo.


A crescente eutrofização dos ambientes aquáticos tem sido produzida principalmente por atividades humanas, causando um enriquecimento artificial desses ecossistemas. As principais fontes desse incremento têm sido identificadas como as descargas de esgotos domésticos e industriais dos centros urbanos e a poluição difusa originada nas regiões agricultáveis. Esse fenômeno de eutrofização produz mudanças na qualidade da água, incluindo a redução de oxigênio dissolvido, a perda das qualidades cênicas, ou seja, das características estéticas do ambiente e seu potencial para lazer, a morte extensiva de peixes e o aumento da incidência de florações de microalgas e cianobactérias, com consequências negativas sobre a eficiência e custo de tratamento da água, quando se trata de manancial de abastecimento público.


Essas florações ou “blooms” se caracterizam pelo intenso crescimento desses micro-organismos na superfície da água, formando uma densa camada de células com vários centímetros de profundidade. De acordo com uma pesquisa, já foi registrada a ocorrência de pelo menos 20 espécies de cianobactérias potencialmente tóxicas, incluídas em 14 gêneros, em diferentes ambientes aquáticos brasileiros. Algumas espécies e gêneros de cianobactérias que formam florações produzem toxinas. Estas, que podem ser chamadas de cianotoxinas, funcionam como uma proteção contra a predação e podem causar graves danos ao ecossistema e aos seres humanos caso sejam ingeridas. Uma grande quantidade de cianobactérias pode provocar um aumento de toxinas na água, provocando riscos à saúde de quem a consome.


Para minimizar os riscos de contaminação da água para consumo humano com cianotoxinas, deve ser realizado o monitoramento de cianobactérias, buscando-se identificar as diferentes espécies presentes no ambiente.


Monitoramento de cianobactérias
Monitoramento de cianobactérias






Comments


bottom of page